AVALIAÇÃO

 

A avaliação patrimonial estabelece o valor de mercado dos bens ou de direitos sobre eles em um determinado momento com precisão e fundamentação técnica normatizada pelo IBAPE e ABNT (NBR 14653-1 e 14653-2).

 

A VIEGAS ENGENHARIA executa avaliação de imóveis (edificações, benfeitorias, terrenos e glebas) e bens intangíveis (softwares, marcas, patentes e fundos de comércio adquirido) com seriedade e competência. A precisão dos valores venais e locativos dos bens avaliados está garantida com o nosso irrepreensível profissionalismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalidades de uma avaliação:

 

1. Reavaliação Espontânea

 

2. Propósito Contábil: Reavaliação dos ativos para demonstração do patrimônio real;conciliação físico-contábil para atualização de ativos imobilizados e para fins de planejamento tributário, controle e gestão de ativos.

 

3. Seguros: O serviço de avaliação patrimonial para seguro tem por objetivo evitar a surpresa desagradável de descobrir, após a ocorrência de um sinistro, que a importância segurada não cobre todos os bens danificados; evita também de pagar prêmios maiores devido à contratação de seguro com valor superestimado ou subestimado dos bens patrimoniais.

 

4. Fusões, cisões, incorporações e privatizações: Essa avaliação é feita no intuito de se obter diagnósticos reais relativos ao sistema operacional, condições de manutenção, obsolescência, verificação de passivos, avaliação de riscos ambientais e respectiva adequação à legislação vigente.

 

5. Crédito imobiliário: Avaliações feitas exclusivamente para bancos com carteira hipotecária.

 

6. Garantias: Para financiamento, garantia bancária, entre outras; para bens de diversas naturezas.

 

7. Carteira imobiliária: Laudos e pareceres realizados para gestão de carteiras (bancos, financeiras, fundos de pensão e investimentos) para fins de locação, alienação, prospecção, viabilidade, atualização de valores.

 

8. Venda: A avaliação é especialmente indicada para a situação em que o valor residual contábil do bem esteja zerado ou muito baixo e o bem continua operando, significando que ainda restam mais alguns anos de vida útil econômica ativa; nesta circunstância, faz-se necessário um laudo de avaliação para fundamentar o valor de venda do ativo e evitar futuros questionamentos quanto ao valor comercializado.

 

9. Compra: O laudo de avaliação comercial serve para fundamentar o valor de compra de um bem usado.

 

10. Estrutura do Capital: Abertura e aumento de capital.

 

11. Locação: Valor do bem para o mercado de locação é diferente ao seu valor comercial; está muito mais relacionado ao retorno de investimento sobre o capital aplicado e ao custo de oportunidade.

 

12. Demais finalidades legais: partilha de bens, indenizações, desapropriações, servidões, venda de ações, tributos Federais, Estaduais e Municipais, entre outros.

 

(Fonte: Sauer, 2014)

© Viegas Engenharia - Todos os direitos reservados

  • Facebook Classic